Milhouse goes to Linux

Linux sem complicações

Planeta ubuntu podcast

Acabei de ouvir o podcast do planeta ubuntu, e como sei que comentarei mais do que cabe nos comentários do wordpress, decidi postar aqui no meu blog mesmo.

Longo, o podcast ficou imenso, porem, ouvi as 2h13 continuamente, com pausas para tomar café, ir ao banheiro e atender o telefone… Mas ficou bem descontraído, com assuntos bem relevantes, até para um novato em linux, como eu.

Antes de mais nada. Eu gosto de Debian e suas variantes. Acredito (meu ponto de vista pessoal e intransferivel :P) que seja a distro mais forte do Linux, e simpático com suas variantes. Na verdade, eu participo das comunidade do Ubuntu, pois eu sinto mais receptividade com os camaradas do Ubuntu.

Meus comentários sobre os assuntos abordado:

Estamos de rabo preso com a Macromedia/Sun ?

Sim, porem, em partes isso é relativo. Acho que poderiam fazer um player de flash para linux, não creio que seria tão complicado assim (java já não opino). Mas de qualquer forma, eles querem ganhar o pão deles, os formatos fechados são uma possibilidade, mas desde que se preocupe em todos os grandes sistemas (Windows, Mac, Linux…)

Será que estamos caindo no vício de 'emular' o Windows ao invés de simplesmente inovar ?

Eu trabalho com automação industrial, e posso afirmar com convicção que menos de 1% dos softwares que uso tem para Linux. Não tenho linux instalado no meu notebook por este motivo (Na verdade, já até tinha instalado, mas não tinha tempo para configurar tudo corretamente, e partir para a operação). Estou instalando, em casa, lentamente, alguns programas que eu uso no windows, mas não me sinto confortavel dependendo do wine, ou de outros emuladores.

Se necessário fosse, claro, teria eles instalados no Ubuntu (eu já tinha instalado aqui, e rodou bem demais.

Quem deve instalar o Ubuntu ? Quem deve apenas usar o LiveCD ? Quem deve ficar com Dual Boot ?

Eu acho interessante um liveCD, mas para aprender, nada como um dual boot.

Simples, rápido e indolor. O LiveCD se torna muito burocrático, lento e não configurado.

Já passei 3 dias rodando liveCD sem bootar, para não perder as configurações, mas instalado em dual-boot, você torna mais flexivel, podendo usar linux configuradinho, e redondinho quando você quiser.

Assim eu to usando em casa (mamãe esta aprendendo, mas ainda esta presa ao windows).

Dificuldades de configuração do PPPoE e ADSL no Ubuntu. O que poderia melhorar ?

Acho o script de configuração de PPoE do Kurumin, muito bom.

Sobre geek-toys, eu acho interessante, eu comprei uma caneca do Debian, e uma camisa da seleção Linux> no linuxmall. E vou comprar mais, logo logo.

maio 26, 2006 - Posted by | Uncategorized

1 Comentário »

  1. Logo vou subir meu review do Ubuntu também.

    Comentário por Bia Kunze | maio 28, 2006 | Responder


Deixe um comentário

